RESUMO PROFISSIONAL

Experiência como docente de Educação Profissional das áreas de informática e desenho arquitetônico, prestação de serviços de montagem, instalação e manutenção de microcomputadores, rede e internet, instalação e configuração de hardware e software, digitação, cobrador, recepcionista, corretor de plano de saúde, divulgação de escola de informática.

domingo, 13 de maio de 2007

Blogueira chinesa de 23 anos é uma das 100 pessoas mais influentes do mundo


A chinesa Zeng Jinyan tem apenas 23 anos, mas entrou para a lista das 100 pessoas mais influentes do mundo de 2007, ranking elaborado pela revista Time em parceria com a CNN. E não é para menos. Através de seu blog (censurado na China, para variar), ela faz denúncias e críticas sobre injustiças cometidas na China, como o preconceito contra soropositivos e doentes de hepatite B, e ações arbitrárias ou corruptas executadas por autoridades do país.
Um fato curioso é que há mais dois chineses nesta lista. Um deles é Liu Qi, chefe do Comitê Organizador dos jogos olímpicos de Pequim, e o outro é ninguém menos que Hu Jintao, presidente do regime comunista chinês. Quando questionada por estar na mesma lista que um de seus desafetos, Zeng Jinyan deu a seguinte resposta: “meu papel social é diferente de Hu Jintao, e a Time premia nossos distintos trabalhos. Mas Hu deveria conhecer melhor a verdadeira situação das ‘pessoas normais’ e problemas como desaparecimentos, aprisionamento domiciliar e perseguições”.
Aliás, esses problemas Zeng Jinyan já sentiu na pele. Ela e seu marido Hu Jia, um renomado ativista dos direitos humanos, já sofreram várias retaliações do governo, entre elas, corte do acesso à internet e ao telefone, perseguição por policiais e prisão domiciliar. Hu Jia também já passou 41 dias na cadeia, sem que a polícia reconhecesse sua prisão.
Foi em uma dessas épocas obscuras que Zeng começou a escrever para o seu blog, talvez sem imaginar o alcance que isso teria. Embora a maioria de seus textos esteja em chinês, pessoas de todo o mundo o acessam. Segundo ela, “em um país sem liberdade de expressão e de imprensa como a China, um blog é uma grande plataforma àqueles que têm pensamento próprio“.
O reconhecimento da revista Time chegou em um momento importantíssimo para Zeng Jinyan, pois isso fará com que mais gente dê atenção ao seu trabalho, assim como fará com que o mundo fique atento a qualquer coisa que lhe aconteça. Parabéns a ela, é um prêmio merecido!

Para acessar a lista de 2007 das 100 pessoas mais influentes do mundo, clique aqui.

GNU/Linux Famelix

Clube do Hardware

Guia do Hardware

Linux Dicas